a palavra do Senhor é verdade - Página principal

Tenha muito cuidado com o modo de viver
Pelo Pastor John

Efésios 5:15-18
15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. 17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. 18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,

Quatro instruções para nos ajudar a viver uma vida cuidadosa.

Temos de viver com sabedoria
15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,

Nós devemos viver nossas vidas de acordo com a Sabedoria de Deus, não a sabedoria do mundo.
Provérbios 9:10
10 "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria,
e o conhecimento do Santo é entendimento.

Provérbios 16:16
16 É melhor obter sabedoria do que ouro!
    É melhor obter entendimento do que prata!

Isto vem de Salomão, que recebeu centenas de toneladas de ouro por ano. Ele encontrou a sabedoria que Deus lhe deu para ser muito mais valioso.

Na Bíblia, o Senhor nos dá sabedoria sobre vários assuntos. Estes incluem:

casamento
Efésios 5:21-33
21 Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.
22 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela 26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, 27 e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. 28 Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. 29 Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, 30 pois somos membros do seu corpo. 31 "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne." 32 Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33 Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

finanças
2 Coríntios 9:6-8
6 Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. 7 Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 8 E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

Romanos 13:8
8 Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei.

Devemos viver para servir ao Senhor
16 aproveitando ao máximo cada oportunidade (kairos), porque os dias são maus.

Em algumas traduções, o versículo está "remindo o tempo, porque os dias são maus." A palavra aqui para o tempo, porém, não é o usual palavra grega "Chronos", que é a palavra geral para o tempo. Em vez disso, a palavra usada é "Kairos", que é um momento específico ou temporada. Temos que aproveitar as oportunidades que nos foram dadas para servir ao Senhor.

Gálatas 6:9-10
9 E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. 10 Portanto, enquanto temos oportunidade (kairos), façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Colossenses 4:5-6
5 Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades (kairos). 6 O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

Temos de viver segundo a vontade do Senhor.
17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

O Senhor vai nos mostrar a Sua vontade para nossas vidas, se somos sérios sobre a busca em oração.

1 João 2:17
17 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Devemos viver pela Liderança e Poder do Espírito Santo
18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,

O álcool destrói vidas, o Espírito Santo abençoa nossas vidas. Devemos ter muito cuidado como vivemos.

Em João 20:22, o Cristo ressuscitado soprou sobre seus discípulos e disse: "Recebei o Espírito Santo". Muitos dias depois, em Atos 2, eles e outros foram batizados no Espírito Santo. Em Atos 4, eles oraram e que a casa foi abalada, e mais uma vez eles ficaram cheios do Espírito Santo. Nós, como filhos de Deus devem muitas vezes pedir ao Pai Celestial para nos encher com o Espírito Santo.

Lucas 11:11-13
11 "Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? 12 Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!"

Romanos 8:6
6 A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;

Gálatas 5:16
16 Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

Tenha muito cuidado com o modo de viver!


a palavra do Senhor é verdade - Página principal