a palavra do Senhor é verdade - Página principal

Bem-aventurados os pobres de Espírito
Pelo Pastor John

Mateus 5:3
3 "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Bem-aventurados
     implica um abençoador - Deus
     implica uma bênção de Deus.

Pobres em espírito
Ptoôchos (pobre) é de um verbo que significa "encolher", como mendigos, muitas vezes fizeram naquele dia. Clássica grega usou a palavra para se referir a uma pessoa reduzida a miséria total, que se agachou em um canto mendicância. O termo não significa simplesmente pobres, mas implorando pobres. Ela é usada em Lucas 16:20 para descrever o pobre Lázaro.

Penichros foi a palavra comum para uma pessoa pobre, e é usado da viúva a quem Jesus viu dando uma oferenda no templo. Ela tinha muito pouco, mas ela tinha "duas pequenas moedas de cobre" (Lucas 21:2). Ela era pobre, mas não um mendigo. Aquele que é penichros pobre tem pelo menos alguns parcos recursos. Aquele que é ptoôchos pobres, no entanto, é completamente dependente dos outros para seu sustento. Ele não tem absolutamente nenhum meio de auto-sustento.

Ser pobre de espírito é reconhecer a própria pobreza espiritual à parte de Deus. É ver-se como realmente é: perdido, sem esperança, impotente. Além de Jesus Cristo a cada pessoa é espiritualmente pobre, não importa o que o seu conhecimento educação, riqueza, status social, realizações, ou religiosa.

Os discípulos são carentes em todos os sentidos. Eles são simplesmente "pobres" (Lucas 6:20). Eles não têm nenhuma segurança, nenhuma propriedade para chamar de seu, nenhum pedaço de terra que poderiam chamar de sua casa, nenhuma comunidade a que possam pertencer totalmente. Mas eles também não têm nem poder espiritual própria, nem experiência ou conhecimento que pode consolá-los. Quando eles seguiram a Jesus, eles perderam tudo o que poderia tê-los feito rico. Agora, eles são tão pobres, tão inexperiente, tão tola, eles não podem esperar qualquer coisa, exceto Jesus, que os chamou. Dietrich Bonhoeffer.

João 15:5
5 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

Lucas 18:9-14
9 A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: 10 "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. 11 O fariseu, em pé, orava no íntimo: 'Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. 12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho'.
13 "Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: 'Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador'.
14 "Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".

porque deles é o Reino dos Céus
Isaías 57:15
15 Pois assim diz o Alto e Sublime,
    que vive para sempre,
    e cujo nome é santo:
"Habito num lugar alto e santo,
mas habito também com o contrito
    e humilde de espírito,
para dar novo ânimo
    ao espírito do humilde
e novo alento ao coração do contrito.


a palavra do Senhor é verdade - Página principal